22.ª edição do juntos pel’arte

fb-share-icon0

Total de Visualizações 282 

Exposições, espetáculos, workshops, ateliês e concertos até 3 de dezembro

O Juntos pel’Arte está de regresso a Matosinhos. A iniciativa arrancou ontem, 25 de novembro, no espaço exterior da Biblioteca Municipal Florbela Espanca, com a atuação do Projeto 65, banda de Matosinhos conhecida pela participação no programa “The Voice Portugal”.
A sessão da abertura contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, do Vereador da Cultura da autarquia, Fernando Rocha, e da Presidente da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Matosinhos, Olívia Assunção.
Depois de algumas palavras proferidas pelas Presidentes da autarquia e da APPACDM de Matosinhos, a festa continuou com mais alguns temas dos Projeto 65 que se apresentaram com um concerto num formato acústico e intimista, dando vida a covers e apresentando versões acústicas inéditas dos seus mais recentes temas, bem como com a atuação dos Batuqueiros Grupo de Bombos da APPACDM de Matosinhos e do Lote B – Cover por Paulo Cepeda da APPACDM Matosinhos.
Até ao dia 3 de dezembro, serão vários os motivos para se deslocar a Matosinhos e associar-se às iniciativas do Juntos Pel’Arte. Exposições, espetáculos, workshops, ateliês, teatro, artes circenses, música e performances.
Recorde-se que o Juntos Pel’Arte é um projeto educativo que dá a conhecer à comunidade a criatividade e as capacidades dos cidadãos portadores de deficiência. Com grande tradição no concelho de Matosinhos o Juntos Pel’Arte é um canal privilegiado para o apelo à igualdade e à defesa dos direitos das pessoas quaisquer que sejam as suas problemáticas ou condição.
Este evento apresenta-se com uma forte componente lúdico-pedagógica, pela realização de ateliês, espetáculos de música, dança, teatro inclusivo, novo circo, onde a arte e a cultura exaltam e aproximam não apenas os cidadãos com necessidades específicas, mas todos aqueles que se juntam.
Partindo das potencialidades da arte como elemento unificador, o Juntos Pel’Arte tem como objetivo uma exposição de trabalhos de pintura, escultura, cerâmica e manualidades, na qual participam alunos de escolas básicas e secundárias do concelho e utentes de instituições de apoio à pessoa com deficiência. Uma parte das obras expostas destina-se a ser vendida aos visitantes, revertendo os fundos obtidos para as instituições que lidam de perto com a deficiência.
Em 2021, são 20 as entidades participantes, entre instituições de apoio à pessoa com deficiência e estabelecimentos de ensino salientando-se, ainda, a participação de uma instituição convidada do concelho da Maia, a Criança Diferente e, pela primeira vez, a participação da Escola Segunda Oportunidade.
Para além da exposição de trabalhos, a iniciativa conta com uma série de atividades paralelas.
Consulte aqui toda a programação do Juntos pel’Arte.

 

Créditos: CMM

 

TVSH 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.