Bairro de S. Gens irá se transformar em estrela de cinema através de filmes produzidos pela população no projeto “(Com) Vida S. Gens – Histórias do meu Bairro”

fb-share-icon0

Total de Visualizações 219 

BAIRRO DE S. GENS TERÁ A FAMA DE ESTRELA DE CINEMA QUE PROMETE BRILHAR EM TODO MUNDO

O projeto “(Com) Vida S. Gens – Histórias do meu Bairro” do programa do Governo Bairros Saudáveis e financiado pelos fundos europeus do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) irá ser apresentado à população do Conjunto Habitacional S. Gens, em Custóias. A apresentação decorrerá no dia 20 de novembro às 15h30 na sede do Grupo Desportivo Recreativo e Cultural Alto de Avilhó e culminará com o convite à população deste Conjunto Habitacional para brilhar à frente e atrás das câmaras.

Este projeto visa estabelecer relações entre os residentes no Conjunto Habitacional de S. Gens, dar voz aos moradores locais sobre as vivências positivas no seu Conjunto Habitacional e quebrar preconceitos e a estigmatização sobre vivências e representações dos atores sociais que residem em territórios classificados como territórios excluídos. Numa primeira fase, este projeto passa pela auscultação e seleção prévia dos residentes, facilitando na construção de laços relacionais, permitindo chegar ao coração das vivências no Bairro, assim recuperar histórias de vida dos seus habitantes. O presente projeto culminará com a realização de 5 curtos documentários fílmicos mobile (gravados com smartphones), que se pretende serem projetados em todo mundo, retratando a partilha de memórias, testemunhos sobre a vida no Conjunto Habitacional de S. Gens.

A entidade promotora de “(Com) Vida S. Gens – Histórias do meu Bairro” é o Grupo Desportivo Recreativo e Cultural Alto de Avilhó. As entidades parceiras do projeto são a União de Freguesias Custóias, Leça do Balio e Guifões, a MatosinhosHabit e o Grupo Desportivo Amigos da Pesca. E “(Com) Vida S. Gens – Histórias do meu Bairro” será orientado por André Almeida Rodrigues, cineasta matosinhense premiado internacionalmente.

O Programa Bairros Saudáveis é um programa nacional, de natureza participativa, para melhorar as condições de saúde, bem-estar e qualidade de vida em territórios vulneráveis. Saúde não é só antónimo de doença. Este programa pretende sobretudo dar algum poder, no sentido de “poder fazer”, a comunidades residentes e pessoas ou organizações com intervenção em territórios vulneráveis. O Programa foi criado pela Resolução de Conselho de Ministros 52-A/2020, de 1 de julho.

 

TVSH 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *