Casa Comum Fest – Destaques 18 a 22 de abril

fb-share-icon0

Total de Visualizações 222 

Casa Comum Fest – Universidade do Porto decorre de 1 a 30 de abril

No âmbito da iniciativa Casa Comum Fest, um festival cultural da Universidade do Porto que promove o diálogo entre as várias instituições da U.Porto, diversos artistas e toda a cidade, destaque na semana de 18 a 22 de abril para os seguintes eventos:

No dia 18 de abril, pelas 18h00As Mulheres que Fazem Barulho na Política. Um encontro onde serão abordadas questões relacionadas com a política, com moderação de Rosário Gambôa (deputada do PS), que vai trazer à conversa Ana Cabilhas (presidente da Federação Académica do Porto), Carla Miranda (deputada do PS) e Odete Patrício (deputada do PS). Como se veem a si mesmas enquanto mulheres e políticas? Como perspetivam as dificuldades encontradas e as estratégias possíveis? O que pensam as mulheres políticas neste domínio? Como fazem barulho? O evento terá lugar no auditório da Casa Comum (no edifício histórico da Reitoria da Universidade do Porto, na Praça Gomes Teixeira).

Ainda no âmbito do Casa Comum Fest, a Universidade do Porto vai associar-se ao Festival Bienal das Alternativas Europeias que celebra o tema “Decolonize, Decarbonize, Democratize”. O evento TRANSEUROPA que irá decorrer de 20 a 25 de abril, vai realizar conferências, workshops, exposições artísticas, performances, exibições, concertos e debates políticos. Numa época marcada pela crise climática, pela desigualdade e pela discriminação dos grupos minoritários, o festival apela aos cidadãos para que redefinam o espaço que ocupam na sociedade. No dia 21 de abril, pelas 15h00, será realizada a abertura do Festival na Casa Comum, com uma “excursão utópica transdisciplinar” que contará com a presença da Vice-Reitora para a área da Cultura, Fátima Vieira. No dia 22 de abrilàs 21h30, a Casa Comum acolhe uma conversa sobre “Cidade Verde Utópica: jardins locais, mudança global”.

No dia 21 de abril, destaque para a inauguração da exposição de Pintura: “Ver Cegueira Adentro – 100 anos de José Saramago” de Agostinho Santos. Curadoria de Valter Hugo Mãe. Com entrada livre, a exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h30, e ao sábado, das 15h00 às 18h00, nas Galerias I e II da Casa Comum, ao edifício da Reitoria da Universidade do Porto, até 2 de julho.

São 100 os eventos em abril que a Universidade do Porto vai realizar, no âmbito da iniciativa Casa Comum Fest, um novo festival cultural que promove o diálogo entre as várias instituições da Universidade do Porto, diversos artistas e toda a cidade.

Peças de teatro, exposições, saraus e visitas a museus são apenas algumas das iniciativas que a Universidade do Porto apresenta para comemorar o mês de abril, mês da democracia.

 

 

TVSH 2022

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.