CASA DA ARQUITETURA CELEBRA 4º ANIVERSÁRIO COM EVENTOS GRÁTIS EM FESTA DE TRÊS DIAS

fb-share-icon0

Total de Visualizações 192 

A Casa da Arquitetura, em Matosinhos, comemora o 4ª aniversário com uma festa de três dias, entre sexta-feira e domingo, que inclui 35 eventos gratuitos, anunciou hoje aquela entidade cultural.

Em entrevista à agência Lusa, o diretor executivo daquela estrutura, Nuno Sampaio, declarou que a festa pretende sublinhar a “imagem de uma casa aberta ao grande público” com dezenas de eventos gratuitos.

Nuno Sampaio destacou os acontecimentos sobre arquitetura na sociedade, que permitem um “cruzamento interdisciplinar” que a Casa da Arquitetura quer reforçar, “porque a arquitetura não vive sozinha”.

O diretor executivo da Casa da Arquitetura também elegeu as doações de acervos de Teresa Fonseca, arquiteta da Universidade do Porto, e de Luís Ferreira Alves, que considerou como “talvez o pai da fotografia da arquitetura em Portugal”, como sendo pontos altos da festa do 4º aniversário.

“Temos dois momentos que é a doação do acervo da Teresa Fonseca, uma arquiteta da Universidade do Porto, que foi a segunda mulher doutoranda em Portugal de arquitetura […], e que entrega este fim de semana todo o seu acervo documental de uma carreira de atividade à Casa da Arquitetura. O outro é o Luís Ferreira Alves, que há pouco tempo ganhou a medalha de mérito cultural do Ministério da Cultura, e que vai doar todo o seu acervo de fotografia de arquitetura”, revelou.

Segundo Nuno Sampaio, Luís Ferreira Alves fotografou centenas de projetos de arquitetos que vão de Álvaro Siza Vieira a Souto Moura, passando por Pedro Ramalho, entre outros.

“Com esta doação, completamos aquilo que nós achamos que é uma parte importante dos elementos gráficos para representar a arquitetura que é a fotografia”, disse. As cerimónias de doação dos dois acervos acontecem no sábado, dia 20, a partir das 16:30, no Auditório Nave, da Casa da Arquitetura.

Os debates disciplinares de como a arquitetura portuguesa se representa no estrangeiro são outro dos momentos que Nuno Sampaio destacou no programa da festa de aniversário.

O programa da festa de aniversário da Casa da Arquitetura arranca na sexta-feira, com a abertura de portas às 10:00, e o público vai poder ver as exposições “Radar Veneza – Arquitetos Portuguesas na Bienal 1975-2021” e “What? When? Why not? Portuguese Architecture”.

Ainda na sexta-feira está agendada para as 19:30, no Pavilhão Central, a performance de dança “From Nowhere”, uma estreia da Academia e Companhia de Dança de Matosinhos com Moradavaga. O espetáculo com 25 minutos de duração é para maior de 6 anos e sujeito à lotação do espaço.

No sábado, pelas 10:00, acontece, no entorno da Casa da Arquitetura, a estreia da performance urbana “Bodies in Urban Spaces”, de Willi Dorner, em coprodução com a Companhia Instável.

A Companhia Radar 360º estreia, também no sábado, pelas 11:00, no Quarteirão, a performance “Ponto-Traço”, um espetáculo com 90 minutos e para maiores de 6 anos.

Oficinas, instalações, visitas orientadas e visitas ‘pop up’ são outras atividades que a Casa da Arquitetura oferece à população até ao próximo domingo. Muitas dessas atividades decorrem à volta do Quarteirão da Real Vinícola, onde também vão estar várias tendas de comida de rua para os visitantes que ali prefiram fazer as refeições.

 

Créditos: Lusa

 

TVSH 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *