FNAJ premiou mais de 60 municípios com Selo de Município Amigos da Juventude

fb-share-icon0

Total de Visualizações 240 

FNAJ premiou mais de 60 municípios com Selo de Município Amigos da Juventude. Evento decorreu no dia 19 de maio em Matosinhos e contou com a presença de mais de 200 autarcas.

 

Porto, 25 de maio de 2022 – A Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ) organizou, no passado dia 19 de maio, o II Encontro de Municípios Amigos da Juventude para atribuição do Selo de Município Amigo da Juventude às autarquias que integram a Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude, criada pela FNAJ em 2019, e que se destacaram pelo envolvimento efetivo de jovens na construção de estratégias para o presente e futuro, contribuindo para a implementação de melhores políticas locais de juventude.

Os municípios vencedores na categoria máxima de três estrelas do Selo foram Matosinhos, Porto, Vila Nova de Gaia, Vila Franca de Xira, Valongo, Portimão, Maia e Lousã, entre outros que foram premiados com o Selo nas restantes categorias de uma e duas estrelas, tendo em conta as estratégias que executaram para promover e apoiar a participação e a emancipação da população jovem dos seus concelhos.

“Acreditamos e defendemos que os jovens devem ser co-autores das políticas de juventude, que os espaços de participação jovem têm de ser reforçados e otimizados face aos novos tipos de participação das jovens gerações e que o investimento nas políticas de juventude é fulcral para o sucesso das mesmas. Os jovens não são meros consumidores das políticas de juventude, são agentes ativos na definição monotorização e avaliação das políticas que a eles se dirigem. Assim, com este Selo, enaltecemos e premiamos os municípios que criaram e estabeleceram um profícuo diálogo estruturado com a juventude, bem como medidas sustentáveis e planeadas, promotoras da participação, da emancipação e do desenvolvimento do movimento associativo jovem no concelho”, refere Tiago Manuel Rego, presidente da FNAJ.

O evento, que reuniu cerca de 200 autarcas e técnicos municipais de juventude, promoveu também um momento de partilha de estratégias e boas práticas municipais intitulado “O futuro das Políticas Locais de Juventude”, que teve como oradores Carlos Manuel Pereira, Vogal do Conselho Diretivo do IPDJ, João Pinto de Jesus, Vogal da Direção da Movijovem, e a Diretora Adjunta da Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação Desporto/CES, Joana Lima, e vários vereadores e técnicos de municípios presentes.

Além disso, foi apresentado pela federação a revolucionária “Agenda para a Inovação das Políticas Locais de Juventude”, sobre a participação jovem do século XXI e a cidadania 3.0, bem como o “Pacto INOVE Jovem”, um documento que estabelece um compromisso entre o Estado Local e Central para cooperação, sinergias e inovação das políticas dirigidas às jovens gerações. A iniciativa contou com as intervenções do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, do Presidente da Federação Nacional das Associações Juvenis, Tiago Manuel Rego, da autarca anfitriã e Presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses, Luísa Salgueiro, do Presidente do Instituto Português do Desporto e da Juventude, Vítor Pataco, do Diretor Regional da Juventude da Madeira, João Rodrigues, do Presidente da Associação Nacional de Assembleias Municipais, Albino Almeida, da Vogal do Conselho Diretivo dada Associação Nacional de Freguesias, Sofia Maia, entre outros.

 

 

TVSH 2022

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.