MATOSINHOS INDEPENDENTE: vai ter sede móvel

fb-share-icon0

Total de Visualizações 735 

 

 

O Matosinhos Independente é um movimento cívico, que tem uma Plataforma de Candidatura à CM Matosinhos, fundado por Joaquim Jorge que preside ao Clube dos Pensadores.
O Matosinhos Independente continua na recolha de assinaturas como passaporte para poder concorrer nas eleições autárquicas 2021. Falta muito pouco para alcançar esse objectivo, a pandemia atrasou inevitavelmente este processo.
A nossa estratégia era realizar sessões de esclarecimento e auscultar a opinião dos munícipes, aproveitando a ocasião para recolher assinaturas. Já estivemos em São Mamede de Infesta, Senhora da Hora, Custóias, Leça do Balio e Matosinhos. Ficou a faltar Leça da Palmeira, Lavra, Perafita, Santa Cruz do Bispo e Guifões.
Tivemos que alterar essa estratégia e utilizar o nosso site www.matosinhosindependente.pt onde as pessoas podem imprimir a propositura e assinar sem risco de contágio, fazendo-o em sua casa, quer no seu computador, quer no seu telemóvel.
O distanciamento físico obrigou-nos a reinventar este processo de recolha de assinaturas.
Foi feito um vídeo a explicar como se deve fazer e foi colocado nas redes sociais. https://www.youtube.com/watch?v=wCpzv9c51ic&feature=share&fbclid=IwAR2j_rlcpQwSD2sx9jFuXZn4w_twuA4frIJatYyrOqufmiKNxp0biY8pWfg

 

Todavia, procuramos um novo meio de estar com os matosinhenses adquirindo uma carrinha que funcionará como sede móvel do movimento. Essa carrinha é antiga, de 1999, mas foi arranjada e recuperada para poder circular em segurança. Vamos com esta sede móvel procurar chegar a todos. Temos parcos recursos, mas isso não nos tira o ânimo e dá azo à nossa criatividade. Não é vergonha nenhuma dizer-se que não se tem dinheiro, vergonha é gastar-se mais do que se tem e ficar-se a dever.

 

Tudo custa dinheiro e nós não somos o PS e outros partidos que têm recursos pela subvenção estatal. Estamos aqui pela primeira vez, somos pobres, mas contamos fazer com o que temos. Vamos agendar e informar pelas redes sociais, os locais em que estaremos para falar com as pessoas, ouvir as suas opiniões, reclamações sobre o local onde vivem e melhorias que se podem concretizar, no final, pedir-lhes para assinarem a propositura.

O sonho está perto de se tornar realidade: um movimento genuíno da sociedade civil poder concorrer à CM Matosinhos.
De seguida, vamos requerer licença para poder circular com a carrinha com o logótipo do nosso movimento.
Depois da primeira fase, recolha de assinaturas, passaremos à segunda fase que passa por recolha de ideias e sugestões dos munícipes para o nosso programa, a terceira fase a escolha de pessoas para serem candidatos.
Por fim, a entrega no tribunal da nossa candidatura que é feita até ao 55.º dia anterior ao dia da eleição no tribunal. E, aguardar o seu veredicto. Com esta lei em vigor só podemos concorrer à Câmara Municipal e à Assembleia Municipal com a designação Matosinhos Independente, está-nos vedado poder concorrer às freguesias. Se, entretanto, a lei for alterada cá estaremos para analisar.

Joaquim Jorge
Biólogo, fundador do Clube dos Pensadores e Matosinhos Independente

TVSH 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *