PSD mais perto do PS. Costa mais longe da maioria absoluta que pede

fb-share-icon0

Total de Visualizações 501 

A quebra do PS e a subida do PSD deixam socialistas e sociais-democratas separados por apenas quatro pontos a pouco mais de uma semana das legislativas, indica a sondagem da Católica para o PÚBLICO, RTP e Antena 1. Ligeira descida do Bloco isola Chega no terceiro lugar.

 

Volta a aquecer a disputa pela vitória eleitoral nas legislativas antecipadas para 30 de Janeiro, com o PSD (33%) a fixar-se a apenas quatro pontos percentuais do PS (37%), a menor distância entre os dois partidos desde a última sondagem do Centro de Estudos e Sondagens de Opinião (CESOP) da Universidade Católica feita antes das eleições gerais de 2019. A pouco mais de uma semana das legislativas, crescem os sinais de que Costa e Rio estão mais taco-a-taco: a maioria absoluta dos socialistas está mais distante e se as coisas correrem mal ao PS e bem ao PSD, os sociais-democratas podem sentar mais deputados no Parlamento.

O estudo de opinião do CESOP para o PÚBLICO, RTP e Antena 1, cujo trabalho de campo foi realizado entre 12 e 18 de Janeiro, mostra que, face à semana passada, os socialistas recuam dois pontos percentuais e os sociais-democratas, que registam a maior subida, avançam três pontos.

Há duas semanas, o PSD reduziu para seis pontos a diferença, até então a menor observada desde 2019 nos estudos do CESOP, mas na passada semana essa recuperação conheceu um volte-face, com o PS a distanciar-se relativamente aos sociais-democratas.

Só que agora, a pouco mais de uma semana das legislativas e a um par de dias do dia 23 previsto para o voto antecipado em mobilidade, o partido liderado por Rui Rio garante nova aproximação e fixa-se a uma diferença pouco superior à margem de erro desta sondagem (é de 2,6%).

O secretário-geral socialista António Costa vê o PS ficar mais longe da pretendida maioria absoluta, cujo patamar mínimo são 116 deputados. Se há uma semana o PS conseguia um máximo de 113 mandatos, agora não vai além dos 110, ao passo que o PSD garante um mínimo de 89 deputados e um máximo de 100.

TVSH 2022

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.