VACINAÇÃO PARA MAIORES DE 18 ANOS A 4 DE JULHO, SEGUNDO VICE-ALMIRANTE GOUVEIA E MELO

fb-share-icon0

Total de Visualizações 156 

De acordo com as declarações do Vice-Almirante Henrique Gouveia e Melo no Parlamento, os jovens com mais de 18 anos começam a ser vacinados a partir de quatro de julho. Contudo, a meta de vacinação de 70% da população, que se prevê para Agosto, pode ser adiada 15 dias.

Durante uma audição na Comissão Parlamentar de Saúde, o coordenador da ‘task-force’ para o Plano de Vacinação contra a Covid-19 prevê que daqui a 15 dias poderemos ter “todas faixas etárias em processo de vacinação”.

Na impossibilidade de recorrer às farmácias para acelerar a vacinação, por falta de espaço para o recobro que a sucede, levanta-se a questão se os hospitais serão a solução para um processo mais rápido. Gouveia e Melo, contudo, admite que a hipótese só se justificaria se não se conseguisse aumentar a capacidade com os atuais meios.

“Se não conseguirmos aumentar a capacidade teremos de recorrer aos hospitais, mas isso significa stressar um sistema que já por si continua em stress para recuperar os atos que ficaram para trás por causa da pandemia. Estamos a vacinar de forma confortável com os recursos que temos “, disse o Vice-Almirante.

A ‘task-force’ ambiciona, assim, atingir 90% da população vacinada já no fim do verão e explica: “em agosto, com os 70% de vacinação, ou em setembro, quando se prevê que perto de 90% da população esteja vacinada com pelo menos uma dose e cerca de 70% com a segunda, o processo vai perdendo velocidade e passa a ser mais tranquilo”.

No entanto, lembra, “se houver necessidade de uma terceira dose, e, mais tarde, de reforçar com uma quarta dose, o processo não tem fim. Aí, o processo de organização da ‘task-force’ vai-se enraizando no Ministério da Saúde, (…) que tomará conta do processo, uma vez passada a emergência. Estamos a meio da emergência, mas já começamos a ver a luz ao fundo do túnel”.

Jornalista: Catarina Moscoso
Fonte: Lusa
TVSH 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *